Ao longo de 8 dias, Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros foram mais além e ultrapassaram os seus limites com todas as atividades que lhes foram propostas.
Ir para além do sol significou, em Guimarães, regressar ao passado e reviver a história do nosso país conquistador, percorrer as ruas da cidade fundadora do escutismo católico, em Braga, e admirar a beleza da sua Sé. No Gerês, os Pioneiros subiram e desceram a serra, perderam-se nas águas cristalinas do rio Caldo e na via ferrata do Castelo de Lanhoso. Os Exploradores aventuraram-se na radical barragem da Queimadela e no arborismo das Rilhadas, mas tiveram uma aventura ainda maior, a ida a Santiago de Compostela onde fizeram parte do seu caminho a pé! Os Caminheiros percorreram trilhos até à fronteira com a vizinha Espanha e vivenciaram o amor ao próximo bem como a partilha em Cristo. E, por fim, os nossos Lobitos que espalharam magia em Barcelos e em Penafiel na quinta pedagógica!
Ir para além do sol significou encher corações de alegria, unir uma região, torná-la mais coesa, pô-la a mexer! Mas, sobretudo, significou demonstrar a cada escuteiro e a cada dirigente de que há sempre mais para dar!
A região de Santarém orgulha-se de ter conseguido levar 1000 escuteiros até Guimarães para uma atividade diferente. Juntos fomos para além do sol!