Participaram 206 escuteiros e 21 elementos de Staff, oriundos dos Agrupamentos do CNE de Tomar, Caxias, Santarém, Torres Novas, Montijo, Figueira da Foz, Sande, Troviscal, Cacilhas, Moreira de Cónegos, Miratejo, Pombal, Valado de Frades, São Martinho do Porto, Souto da Carpalhosa, Cartaxo, Benfica do Ribatejo, Barreiro, Várzea e Fazendas de Almeirim.
O primeiro dia foi dedicado à chegada e instalação das tripulações e a sexta-feira à construção das 17 jangadas participantes. Ao fim deste dia realizou-se a primeira das provas de competição, a regata noturna. No sábado, após a celebração da Eucaristia, as tripulações aprontaram as suas jangadas para o principal desafio: navegar 12 quilómetros, rio abaixo e rio acima, tendo como objectivo cumprir um conjunto de postos de um jogo, instalados nas margens da albufeira. A pausa para dormir efetuou-se numa das margens do rio, no local que foi apelidado de “Cabo Verde”, de acordo com o imaginário vivido. Servido o jantar, seguiu-se um animado Fogo de Conselho, repleto de encenações e canções alusivas ao tema.
Na hora da despedida o sentimento generalizado foi de enorme satisfação pelas aventuras vividas juntamente com escuteiros de tantos agrupamentos diferentes. Ficou no ar a vontade de voltar para o Down River de 2020.
Vê o vídeo em
https://www.youtube.com/watch?v=XFv2oPCxkhE