Ao longo de um fim-de-semana, abordámos a aprovação do direito ao voto aos Caminheiros através de um Plenário com tema principal “Tenho direito ao voto, e agora?” com o Chefe Paulo Martinho, a Chefe Diana Cardoso e a Chefe Ana Mesquita. Durante as horas da tarde dedicámo-nos aos workshops: “Região Voluntária”, sobre atividades e testemunho de voluntariado na nossa Região, com o João Rosa e o Chefe Pedro Vinagre; “Nacional Presente”, com o Chefe Paulo Santos, a fim de divulgar informação sobre atividade nacionais, como o Rover 100; “Portugal no Mundo”, com a visualização de um vídeo sobre o Projeto Educativo português no escutismo mundial, com o Chefe João Sousa; e o “Mas Afinal O Que É O Cenáculo?” com o Filipe Maia da EP Cenáculo Nacional onde se promoveu uma troca de ideias e partilha de sugestões sobre a Proposta do Regulamento Interno do Cenáculo.
Com a reunião de ideias abordadas durante a tarde, de seguida debatidas e votadas, surgiu a Carta do 15º Ciclo de Cenáculo Regional assinada pelos Caminheiros. No dia 10 de março, foram eleitos os novos representantes: Ana Maria (941 – Asseiceira), Catarina Gomes (1040-Vale de Figueira), Edgar Pereira (44-Tomar) e João Bernardo (44-Tomar).
Já lá vão 15 Ciclos de aprendizagem e superação, esperemos que assim continue.
“O fortalecimento da amizade entre os caminheiros da região e o facto de com o cenáculo mostrarem que os caminheiros têm e devem usar a sua voz para se fazerem ouvir.”