A motivação desta proposta de alteração prende-se com a regularização do processo de utilização da insígnia mundial do escutismo e dos royalties a esta associada, com custos elevados para o CNE.
A proposta foi aprovada na sua generalidade, sendo posteriormente votada na especialidade.
Todas as propostas aprovadas entrarão em vigor a partir de janeiro de 2017 e, apesar de existir uma data de início não existe nenhuma data para o término da utilização dos atuais artigos.
Foram reprovadas propostas, tais como a substituição das palavras “CNE/Escuteiros” pela palavra “Scouts” nas peças do uniforme, a proposta da criação do panamá e ainda a alteração da cor do pólo de Dirigente de bege para verde claro.
Relativamente ao novo modelo da saia, apesar do chumbo da proposta apresentada, ficou registado que a mudança é necessária e que por isso todas as sugestões deverão ser enviadas no sentido de serem aproveitadas para uma próxima revisão do regulamento.
Foi aprovada a proposta que introduz no regulamento um artigo que obriga ao pagamento dos royalties à OMME por todos aqueles que pretendam utilizar a insígnia mundial do escutismo.
Outra das propostas aprovadas prende-se com a necessidade de retirar do regulamento um artigo sobre a t-shirt do dirigente. Uma vez que a t-shirt nunca foi comercializada, a Junta Central alertou para a incoerência da mesma ainda constar no regulamento.