O “Down River” é uma atividade única, que se realiza desde 2005, que sendo fiel à sua essência, mantem, até hoje, a sua popularidade e interesse. Pioneiros e caminheiros, juntando-se em tripulações, são convidados a construírem as suas próprias jangadas e a navegarem durante dois dias, dormindo nas margens da albufeira da barragem do Castelo do Bode.
Esta 21ª edição contou com a presença de 130 participantes, oriundos de 12 agrupamentos, dos quais 8 da Região de Santarém, estando também presentes agrupamentos da Região de Aveiro, de Beja e de Lisboa. A atividade contou ainda com o apoio dos escuteiros marítimos do Agr. 235- Figueira da Foz que garantiram a segurança na água.
A atividade iniciou-se com a receção das tripulações, no estaleiro, que, rapidamente, começaram a construir aquele que seria o seu abrigo dos seus próximos dias, maioritariamente com recurso a toldos e varolas. A noite terminou com um belo momento de convívio, com a típica ceia partilhada da gastronomia local, onde foi apresentado o imaginário, “A Viagem do Caminheiro da Alvorada”, inspirado nas crónicas de Nárnia e que daria assim colorido aos próximos dias.
O segundo dia foi marcado pela construção de 10 jangadas, pelas várias tripulações, pondo em prática o que o pioneirismo tem de melhor, aliando a técnica escutista à criatividade, vivido em grande espírito de equipa. Concluídas as construções, foram postas à prova na água e realizados os ajustes finais. Pela noite de lua cheia, aconteceu a primeira prova competitiva: a Regata Noturna. Nesta prova, ficaram em 1ªlugar os Guardiões do Tejo (Agr. 1120-Cartaxo), em 2ª lugar os Nautifrágios (Agr. 542-Entroncamento) e em 3ª lugar os Templários (Agr. 44-Tomar).
A prova mais dura foi, definitivamente, a Grande Navegação, que decorreu ao longo do terceiro dia da atividade, contando com 10 km de remada extremamente desafiante, devido ao vento. Nesta prova de resistência ficaram em 1º lugar os Templários (Agr. 44-Tomar), em 2ª lugar os Black Pearl (Agr. 1213-São João da Ribeira) e em 3ª lugar os Sol Nascente (Agr. 1120-Cartaxo). O dia terminou ainda com o jantar e uma intimista Celebração da Palavra.
No quarto e último dia, teve lugar a Regata Final, que, sempre debaixo de chuva, foi a prova vivida mais intensamente, dada a emoção e a adrenalina. Em 1º lugar ficaram os Nautifrágios (Agr. 542- Entroncamento), em 2ª lugar os Guardiões do Tejo (Agr. 1120 – Cartaxo) e em 3ª lugar os Black Pearl (Agr. 1213 – São João da Ribeira).
O encerramento da atividade, culminou com a tão esperada entrega de prémios. Além dos vencedores das várias provas, foram ainda premiadas as melhores jangadas, ficando em 1ºlugar os Sol Nascente (Agr. 826-Fonte de Angeão), em 2º lugar os Guardiões do Tejo (Agr. 1120-Cartaxo) e em 3º lugar os Flutua Não Afunda (Agr. 1111- Várzea). Também os Zambujeira (Agr. 722-Santiago do Cacém), foram premiados como a Melhor Tripulação.
O “Down River” continua a ser uma atividade de referência no pioneirismo, bastante completa, que promove o “aprender fazendo”, o espírito de equipa, a superação, o esforço físico e a resiliência, em plena comunhão com a natureza.